SAL DA TERRA Igreja Cristã

Para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. 1 Coríntios 8:6 (Bíblia Almeida Strong)

O QUE CREMOS

I TIMÓTEO 4 – MATEUS 28

Cremos na declaração que foi feita a partir da reforma protestante. São valores universais que tratam da nossa fé. Nossas raízes, como igreja, vêm da Igreja Presbiteriana e de sua teologia, uma teologia reformada em que entendemos a graça e a obra perfeita de Cristo na cruz em favor dos homens.

“Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra. 

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno, ressurgiu dos mortos ao terceiro dia, subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pais Todo-poderoso; donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; Na comunhão dos santos; nas remissões dos pecados; na ressureição do corpo; na vida eterna. Amém.”

Baseados nesta declaração Universal do Credo Apostólico e de nossas raízes da Igreja Presbiteriana, elaboramos uma declaração mais pessoal que traduz o nosso chamado como parte do corpo de Cristo sendo SAL DA TERRA. Essa declaração é chamada de Carta de Princípios e Valores que confessa que:

A igreja é a expressão da multiforme sabedoria de Deus

A Igreja é a comunidade dos que vivem da fé de que Jesus é o Cristo – O Filho do Deus Vivo. Instrumento de revelação da Vontade de Deus ao mundo fundamentada na Palavra de Cristo, e habilitada pelo poder do Espírito Santo para manifestar Seu amor, graça, glória, paz, vontade e justiça. Atua na área apostólica, profética, evangelística, pastoral e de ensino, junto ao indivíduo nas suas relações como trabalhador, na família e na sociedade, conduzindo-o na manifestação das virtudes do Reino de Deus.

É Forte pela consistência e qualidade de seus vínculos e compromissos, e não pela capacidade de exercer controle, governo e dominação. Como lugar de Liberdade, é apta para influenciar através de um modelo de princípios e fundamentos, mais do que de estilos e métodos, desde que não apresentem prejuízo da integridade do caráter da família.

A santificação se dá pela palavra de Deus e pela oração

A Palavra de Deus é o que fundamenta a Identidade e Natureza da Igreja, e a Oração é a expressão ativa de sua função intercessora. Estes são os elementos usados pelo Espírito Santo para transmitir o Caráter de Cristo ao homem, salvando-o da sua velha natureza, e transformando-o pela renovação do seu entendimento, afim de que possa experimentar a Vontade de Deus.

A unidade é nossa base de vida

Unidade é a natureza do Corpo de Cristo, que tem muitos membros, mas uma só Mente, a mente de Cristo, o Cabeça, e um só Espírito, o Espírito Santo. Uma igreja bem fundamentada, consistente e sólida só vive em unidade, combinando, estabilidade com Flexibilidade. Os vínculos que unem as partes são inquebráveis. 

Unidade é o desafio no qual devemos nos empenhar. Sem Unidade não há expressão plena do que é a vida da Igreja.

Relacionamento é nossa base funcional

A essência da Igreja é o relacionamento, e o Amor a sua maturidade. A Igreja é lugar do compromisso individual para o benefício coletivo. A devoção isolada, individualista, que não reconhece as pessoas a sua volta é engano. Qualquer tentativa de serviço a Deus, que não signifique serviço às pessoas, é falsa. Lavando os pés dos Seus discípulos Jesus tratou com eles a respeito de identidade e ligação ministerial. Deixou o modelo do que serviço a Deus é, antes de tudo, serviço àqueles a quem Ele ama, numa base relacional.

Frutificação para a glória de Deus

Cremos no princípio da multiplicação segundo a identidade, estabelecido quando Deus disse que as árvores só podem dar fruto segundo a sua espécie. Assim, só há plena frutificação onde há uma genuína convicção da Identidade. O que fazemos deve ser uma manifestação do que somos – uma expressão viva do que Deus é em nós. Deus nos abençoou com uma identidade frutífera – qualidade, e por isso ordena que nos multipliquemos – quantidade. A Terra se encherá da glória de Deus pela manifestação e multiplicação dos seus filhos e filhas.

Testemunho em boas obras

Cremos que toda boa obra é gerada pela certeza de que todas as nossas necessidades já foram supridas em Cristo Jesus – o dom de Deus, e que, agora, temos o privilégio de repartir esse dom, de manifestar as virtudes de Deus, em todas as áreas da vida: Família – Igreja – Comunidade – Amigos – Profissão – Escola Lazer – Sociedade

Equidade - Justiça de Deus na terra

É o princípio pelo qual o Verbo se fez Carne. Não podemos crer segundo aquilo que vemos, mas podemos ver segundo aquilo que cremos. O desafio da nossa fé é materializar em atitudes e substância, o amor que confessamos a Deus e ao próximo.

Governo exercido na forma de conselho

Todas as atividades da igreja precisam ser coordenadas em conselho. Nele, as relações interpessoais são tão importantes, ou mais, do que os resultados alcançados. Na sua formação busca-se a maior diversidade de características possível entre os conselheiros, para melhor eficácia e flexibilidade no exercício das suas funções.

Temos uma vocação individual para o benefício coletivo. Cremos que Deus chama cada um aqui em particular, mas para abençoar toda a família e toda a terra. Como o sal da terra, que podemos dar sabor e vida por onde passarmos. E como a luz do mundo, que podemos brilhar nos lugares mais sombrios até nos mais altos da terra.